.

terça-feira, 5 de março de 2013

LEVANDO SAÚDE ÀS PESSOAS MADURAS!

O escritor e professor de Educação Física
ELIAS DAMASIO nos explica como
...
IZAN SANT - O que o impulsionou a escrever o Treinamento de Força para o Idoso: foi o desejo de  atuar no mundo das letras, o assunto, que é instigante, ou as  duas coisas?

ELIAS DAMASIO - Meu livro é um repasse de parte da minha vida como professor de Educação Física; apesar de eu sempre ter gostado de escrever, jamais passou pela minha cabeça o desejo de ser reconhecido no meio literário, e, sim, de  transmitir algum conhecimento adquirido, prestando assim, com toda certeza, um serviço importante para a saúde preventiva da população idosa. Além de o tema escolhido ser gostoso e, até, apaixonante de ser manuseado.

IS - Saúde do corpo ou da mente, por qual delas o ser humano busca mais?
ED - Caro Izan, a procura pela boa qualidade de vida através dos exercícios físicos faz com que, pseudamente, a busca da saúde do corpo seja priorizada, mas é sabido que a saúde do corpo está diretamente ligada à saúde da mente, e, com toda certeza, a dissociação dessa parceria não trará ao praticante benefícios otimizados.

IS - O que o leitor pode esperar do seu livro?
ED - O meu livro, como todo trabalho físico em busca da boa qualidade  de vida, é uma obra preventiva, e, assim sendo, procura repassar para o leitor, em uma linguagem singela, porém abrangente, o que pesquisei ao longo desses últimos anos sobre Treinamento de Força para a 3a. idade e todos os benefícios à saúde.

IS - Fale-nos um pouco sobre sua nova obra.
ED - Nosso próximo trabalho, com o título Caminhar e Caminhar, também é um livro com expectativas preventivas e com introduções à boa qualidade de vida. É um livro que esclarece quando, por que e para que você precisa desenvolver atividade física, mais especificamente com o caminhar, e que, além das interações científicas, mostra uma programação de exercícios e programas em oito semanas para os praticantes iniciantes e iniciados; também, uma sessão de perguntas e respostas para você tirar suas dúvidas. Além de tudo que se queira saber sobre caminhadas e seus benefícios para a saúde.
  
IS - Bate-bola! Programa de TV?
ED - Todos sobre esporte.

IS - Livro de cabeceira?        
ED - Livros de Fisiologia.

IS - Filme e escritores favoritos!    
ED – Ghost. 
Ariano Suassuna e
Monteiro Lobato.

IS - Cantor 
e música?
ED - Alceu 
Valença. Frevo.

IS - Um nome do meio 
jornalístico (PE)!      
ED - Alex.

IS -  Mania e hobby?                       
ED - Colecionar revistas e cozinhar.

IS - Prato predileto?
ED - Macarronada.

IS - Amigos são...? 
ED - Aqueles certos nas horas incertas.

IS -  Qual o segredo da felicidade?   
ED - Fazer o que gosta e viver a vida intensamente.
  
IS - Mensagem aos seus leitores! 
ED - Espero que os leitores gostem e aproveitem intensamente as orientações montadas. Até porque, se assim fizerem, deverão ficar muito mais fortificados de corpo e mente.

IS - Onde encontrar o seu livro?
ED – Nas Livrarias Imperatriz, em Recife;
no Shopping Boa Vista / Quiosque Boa Leitura;
na Livraria Cultura S.A,   telefone: 81-2102-4033;
no Mercado da Madalena / Boxe das meninas de Serra Talhada e no
Mercado da Encruzilhada / Boxe do Vital.

Damasio ministra aulas na rede estadual de ensino, em PE, desde o ano de 1977. 
Ex-atleta premiado e também reconhecido no Norte Nordeste, ele foi árbitro de futebol da Federação Pernambucana e da Confederação Brasileira de Futebol; também trabalhou como preparador físico no departamento de futebol do Sport Club do Recife, Paulistano e Clube Ferroviário do Recife.
Elias Damasio, portanto, é um homem de bagagem cultural! Um homem de vitórias, com textos vitoriosos!
Adquira-os!


Fotos: 
ARQUIVO PESSOAL DO ESCRITOR.

1 Comentários:

  • Muito legal essa entrevista e a iniciativa dele em escrever um livro só para os idosos sabemos que as pessoas com mais idade não não tem muito auxilio de profissionais habilitados para um treinamento voltado para idosos, nas academias e em centros educacionais e com esse livro acreditos que esses profissionais estarao mais capacitados a dar um treinamento de forma correta para essa classe.

    Por Blogger Unknown, às 6 de março de 2013 às 04:13  

Postar um comentário

<< Home