.

domingo, 26 de setembro de 2010

AMANTE DAS IMAGENS

Eis um dos vencedores do concurso do SINDFOFS,
o Sindicato dos Fotógrafos de Feira de Santana!


Ele é BERNARDO BEZERRA, filho de Romulo Lemos Bezerra, que também foi um dos vitoriosos no concurso, recebendo a Mensão Honrosa na categoria Amador.
A pedido d’O Rebate, Bernardo nos concedeu esta entrevista, edificante e bem-humorada. É um baiano altoastral que já conhece o gosto de manjar dos deuses da vitória.
Acompanhe, curtindo, ladeando as suas palavras, impressionantes fotos suas! Vale a pena!

Há quanto tempo é fotógrafo?
Comecei a estudar fotografia na faculdade. Faço o 8° semestre do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e, no 4° ou no 5° semestre, não me lembro ao certo, passei a tomar aula de fotografia e, por fim, me apaixonei pela arte.

Como era sua relação com a fotografia antes e como é hoje?
Eu não tinha muito interesse na fotografia. Quando tirava alguma foto era apenas pra colocar no Orkut, mas raramente fazia isso na verdade. Com as aulas na faculdade, do professor ACM, Antônio Carlos Bastos de Magalhães, fui me interessando mais. Ele é um daqueles professores que empolgam os alunos com as histórias dele e da família dele, família de fotógrafos profissionais, e incentiva os alunos ao estudo da arte. Ele viu meu interesse pela fotografia. Meu interesse acabou por me destacar em sala de aula e ele me chamou pra estagiar na Prefeitura Municipal de Feira de Santana, onde ele é chefe da divisão de fotografia e filmagem.

Você se espelhou em algum fotógrafo – famoso ou não – para buscar o seu estilo próprio?
Através do Orkut, Twitter e sites/blogs de fotografia acabo vendo vários estilos. Meu Twitter é recheado de fotógrafos profissionais, como @clicio, @jotaerreduran, @carlos_takeda, @luringa, @Viniciusmatos, dentre outros que fugiram da memória no momento e que, mesmo não me conhecendo pessoalmente, me ensinam muito (Risos). Devo ter um estilo próprio, mas não sei dizer ainda. Tenho muito o que aprender, estou no início do que vem a ser a fotografia.

Já lhe surgiu algum trabalho inusitado?
Trabalho inusitado ainda não. Apenas estágio na prefeitura e algumas festinhas de aniversário e batizados.

Qual a emoção de ganhar um concurso? A foto campeã, Os Cisnes, exigiu muito de você?
Fiquei em 3° lugar no concurso do SINDFOFS, o Sindicato dos Fotógrafos de Feira de Santana, com essa foto dos cisnes. Ela foi difícil de fazer por que no local onde ficam os patos, os cisnes e os gansos têm uma cerca bem alta e é um local ruim de fotografar por causa dessa bendita cerca. Tentei “encaixar” a lente em uma das fendas dessa cerca e fiquei tirando algumas fotos. Ao tirar essa foto, mostrei-a na mesma hora ao professor ACM; foi feita em uma saída fotográfica da faculdade, e ele disse, brincando, que eu poderia ir pra casa por que não ia conseguir fazer uma foto melhor que ela no mesmo dia (Risos). Quando surgiu uma oportunidade, coloquei-a no concurso. Inclusive cheguei a inscrevê-la no concurso do Itaú, chamado AVISTAR.

Bernardo Bezerra por Bernardo Bezerra?
No meu Orkut tem uma frase que encontrei na Internet e achei superinteressante, sobre essa sua pergunta, Izan. A frase é “Definir-se é limitar-se”. Mas, por enquanto, posso dizer que sou um publicitário de “quase” formação – estou me formando agora, no final do ano – o e fotógrafo por amor a esta arte.



Fotos: ARQUIVO PESSOAL BB.

(Amplie as fotos num clique!)


2 Comentários:

Postar um comentário

<< Home